top of page

Ciática


A dor ciática (radiculopatia lombar) refere-se a sintomas de dor, formigamento, dormência ou fraqueza que descem pela parte inferior das costas e chegam à perna ou extremidade. O nervo ciático é o maior nervo do corpo e sai da medula espinhal como várias raízes nervosas que se unem para formar o nervo ciático. A ciática não é em si uma doença, mas um sintoma de uma condição médica subjacente. A ciática ocorre mais comumente quando uma hérnia discal ou estreitamento da coluna vertebral (estenose espinhal) comprime parte do nervo. O nervo, e a dor que o acompanha, irradiam-se da parte inferior das costas irradiando atrás da coxa e, frequentemente, abaixo do joelho até o tornozelo ou pé.


Além da hérnia discal, o nervo ciático pode ficar irritado por estruturas adjacentes, como ossos, músculos, tumores, infecções, lesões ou sangramento.


Sintomas de ciatalgia Os sintomas geralmente são baseados na localização do nervo comprimido. Eles podem incluir: Dor constante em apenas um lado da nádega ou perna Dor que é pior quando sentado Dor nas pernas, muitas vezes descrita como queimação ou formigamento Fraqueza, dormência ou dificuldade de mover a perna, o pé ou os dedos dos pés Dor que se irradia pela perna e possivelmente até os pés e dedos dos pés (radiculopatia).


Caso Clínico (Relato) (Dor Ciática, perna direita até ao joelho)


Paciente feminina, com dores fortes há uma semana, terá dado "um jeito" a carregar sacos. Tinha ido ao fisioterapeuta, ao osteopata, ao médico levar injeções, e fazia-se acompanhar de um saco com 5 ou 6 caixas de medicamentos para as dores, que lhe causavam efeitos secundários e não aliviavam a dor ciática, nada do que ela fez até então lhe aliviou as dores.


Imediatamente após ser efetuado o 1º tratamento, a paciente relatou já não sentir dor, e saiu do consultório de forma perfeitamente normal.



MARCAÇÕES: 925072789

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page