top of page

Síndrome do Canal Cárpico


O síndrome do túnel cárpico é uma condição comum que causa dor, dormência, formigamento na mão e no braço, e falta de sensibilidade nos dedos. A condição ocorre quando um dos principais nervos da mão - o nervo mediano - é comprimido ao passar pelo pulso. Na maioria dos pacientes, o síndrome do túnel cárpico piora com o tempo, portanto, o diagnóstico e o tratamento precoces são importantes. No início, os sintomas muitas vezes podem ser aliviados com medidas simples, como usar uma tala no pulso ou evitar certas atividades. Se a pressão no nervo mediano continuar, no entanto, pode causar danos ao nervo e agravamento dos sintomas. Quanto mais cedo se iniciar os tratamentos, maior a probabilidade de ficar curado e evitar uma cirurgia.


Caso clínico (Relato)


Paciente masculino, com cirurgia marcada para Síndrome do Canal Cárpico, os sintomas eram dores fortes, dormência e falta de sensibilidade nos dedos.

Resolve desmarcar a cirurgia que ia efectuar daí a uma semana, e iniciar os tratamentos de acupuntura, desafiado por um familiar (ex paciente minha) a "experimentar".


Após o 2º tratamento relata já não sentir o incómodo que sentia durante a noite.

Após o 4º tratamento relata já sentir muito menos dores.


Ao longo dos tratamentos a mão esquerda, que era aquela em que os sintomas eram menos severos foi a 1ª a recuperar.

A mão direita que era a que causava maior sofrimento, foi sempre melhorando, a cada tratamento o paciente sempre relatava "está muito melhor, não tem comparação..."




MARCAÇÕES - 925072789






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page